Os pisos de madeira estão entre as opções mais requisitadas para incrementar a decoração dos lares brasileiros. Afinal, proporcionam conforto térmico e acústico aos ambientes, além de serem materiais que contam com alta qualidade.
Os pisos de madeira também são imbatíveis no quesito estético, oferecem beleza e sofisticação para o imóvel. E, é claro, combinam com diversos estilos de decoração, basta escolher os modelos perfeitos para cada cômodo da sua residência.
Para ajudá-lo nessa missão importante, reunimos abaixo as principais características e aplicações dos três pisos de madeira mais queridos dos arquitetos, decoradores e amantes de decoração. Veja só:
1. Ripado de cumaru
Quando o assunto são os pisos de madeira clássicos, o ripado de cumaru é uma das opções que mais se destacam. Isso se deve ao fato da madeira contar com alta resistência, mesmo em ambientes expostos à intempérie climática e ações de pragas, como os cupins.
Em relação ao design, possui coloração castanho-claro e alta densidade. Por serem feitos em ripado de cumaru, esses pisos de madeira são muito úteis nos ambientes externos, compondo a área da churrasqueira e o deck da piscina. Dentro de casa, costumam ser utilizados em banheiros e lavanderias.
Mas, afinal, de onde vem essa madeira? O cumaru é extraído de uma árvore encontrada em países da América Central e do norte da América do Sul. Essa espécie alcança até 30 metros de altura e desenvolve um tronco extremamente duro.
2. Tábua de peroba rosa de demolição
Essa é a opção ideal para quem deseja apostar em pisos de madeira ecológicos, rústicos e com alta qualidade. A madeira de demolição tem como base a reutilização da matéria-prima, nesse caso a peroba rosa, portanto é uma alternativa sustentável.
Além disso, é dona de uma beleza única e rústica, com marcas causadas pela exposição natural e cores que variam do amarelo ao rosa avermelhado. Trata-se de um material resistente, possui excelente acabamento e é fácil de trabalhar. Portanto, é protagonista em ambientes externos ou internos para criar decorações vintages e rústicas.
Os pisos de madeira peroba rosa de demolição são fabricados com matéria-prima de uma árvore nativa do Brasil. A planta é robusta, oferece madeira dura e tronco largo. No entanto, tem um processo de crescimento demorado, fazendo com que entre na lista de conservação de espécies.
3. Ripado de tauari
Os pisos de madeira feitos de tauari também são um sucesso. Esse modelo é conhecido pela coloração clara, com variações entre o branco-amarelado e bege-amarelado. É uma alternativa que reage muito bem aos tratamentos (envernização, pintura e muito mais).
Apesar de resistentes aos desgastes mecânicos, os pisos de madeira ripado de tauari devem ser utilizados em ambientes internos, já que são mais sensíveis à ação da chuva e outras intempéries. Por outro lado, são perfeitos para projetos leves, ou seja, compõem muito bem escadas e painéis.
A origem do ripado de tauari é de árvores que nascem na região norte do Brasil, como Amazonas, Acre e Pará. É uma espécie alta, pode atingir mais de 30 metros de altura. Por fim, conta com tronco com dureza média e macio ao corte.
Pisos de madeira é na MadePiso
Agora ficou fácil saber quais pisos de madeira mais combinam com a decoração dos seus ambientes, certo? Então, acesse o site da MadePiso para encontrar essas e outras soluções com melhor custo-benefício do mercado.
Aqui no blog MadePiso você fica por dentro de todas as tendências, dicas e novidades sobre o universo da decoração com madeira. Não perca os próximos conteúdos e garanta o melhor para o seu lar.